APONTAR É FÁCIL, O QUE FAZER?

ouvido

N0 último artigo que escrevi(aliás, ando muito atarefado com entregas do mestrado, por isso a demora), falei sobre um grande problema que assola Itaperuna e suas empresas a algum tempo, o atendimento ao cliente. Mas só apontar não adianta, tem sempre aqueles que afirmam: “Falar é fácil, difícil é fazer”, então vamos lá.

Você já ouviu falar de CRM(Costumer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com Clientes? Não? Bom, o assunto é gigantesco mas, basicamente, trata de formas de ampliar o canal cliente x fornecedor de maneira que essa relação suba de nível, e passe do limite da simples troca de dinheiro por mercadoria, para um relacionamento.

Vocês sabem que relacionamento é muito mais do que simplesmente dar aquilo que se precisa, no momento em que é solicitado. Relacionamento demanda tempo, atenção, esforço, paciência,investimento…e muito mais. Isso é relacionamento. É isso que o cliente quer, e quase 100% das vezes não tem. O cliente não quer ser visto como um utensílio para garantir a longevidade do seu negócio, e meio que todos os negócios transmitem isso de maneira bem clara, quase que com uma placa: CARO CLIENTE, PRECISO QUE VOCÊ COMPRE PARA QUE EU FIQUE COM AS PORTAS ABERTAS! Você empresário pode estar enxergando isso, para o cliente é como se o empresário precisasse urgentemente encher um balde e você chegou com uma garrafa d’água.

Todos sabemos que isso é uma verdade, o negócio precisa vender para se sustentar, isso é conhecido de todos, não precisa passar mais isso para o cliente, ele já sabe. O que ele(o cliente) quer é uma experiência. Qualquer compra ou objeto adquirido é especial! Sem exceção! Porque o dinheiro é um ativo importante, principalmente nos dias de hoje, então para gastá-lo, o cliente quer ter certeza de que é interessante, e vai valer a pena!

Quanto a técnicas de CRM, vou dar um exemplo bem simplório que um amigo me contou recentemente.

Ele disse que foi comprar algo para o filho dele em uma pequena loja de rua, uma senhora muito simpática o atendeu, eles conversaram, ela efetuou a venda e pegou os contatos dele no momento do pagamento, e ele fez uma ótima compra.

Um ano depois, o telefone dele toca, era a senhora que o tia atendido. Ela se identificou, disse que ele tinha comprado roupas(ela tinha anotado que as roupas aparentavam ser para recém nascido, e confirmou com ele), então ela disse, bom dia Sr. fulano, seu filho deve estar completando 1 ano, e tenho coisas maravilhosas para essa idade tão importante, estou esperando uma visita do Sr.!

Isso é relacionamento! Falarei mais sobre o assunto depois!

Grande Abraço!

 

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