A MESMA TECLA

Mesma_Tecla

Para escrever esse tópico, vou começar com um depoimento real que uma amiga colocou em seu Facebook:

Itaperuna como ela é (texto de uma Rodrigues, mas não o Nelson)

História de hoje: Os 20 minutos finais

Itaperuna. 8:40h da manhã.
Passo em frente uma loja e me animo com umas roupas na vitrine.
Loja ainda fechada. Atendente com fone de ouvido limpando o local.
Na esperança de ela ler meus lábios, balbucio:
– Está fechada?
– Sim (cara de maus amigos).

Pronto… Fim da história.

Nem uma gentileza para falar comigo e pedir para eu esperar, nem um “pode ir olhando”, nem um “você espera até às 9h”?

Peguei minha viola, botei na sacola e fui comprar em outro lugar.

Crise? Que crise? Me ponho a pensar….

Infelizmente, é muito difícil falar que se trata de um caso isolado, e que em Itaperuna o atendimento geralmente é muito bom. Gostaria de dizer isso, mas estaria mentindo.

Não digo que é um caso restrito da cidade. No Rio de Janeiro por exemplo, o atendimento também é muito ruim. Como morador de São Paulo(que já morou 9 anos no Rio), posso afirmar que o atendimento em São Paulo é infinitamente melhor.

A grande questão é, o que é ter um bom atendimento? Hoje, a grande verdade é que se espera o básico, se o básico for bem feito já está maravilhoso! Por exemplo você ser atendido por uma pessoa com vontade genuína de te ajudar e não simplesmente bater uma meta, uma pessoa que transmita o mínimo de satisfação com o que está fazendo( com um sorriso), isso é o básico!

Mas bom atendimento é ser surpreendido. Um exemplo: li uma vez um depoimento que marcou, aqui em São Paulo chove muito, então uma jornalista saiu de casa, mas não levou o guarda chuva, e no meio do trajeto para casa começou a chover, ela resolveu entrar em uma pizzaria. Ao entrar, existia um garçom com várias toalhas, e ofereceu uma a ela, e apontou um lugar onde ela podia esperar(detalhe, não precisava consumir absolutamente nada). Ela se sentiu tão acolhida que escreveu um artigo em uma revista de grande circulação sobre o restaurante, e disse que voltou e gostou tanto do atendimento quanto dos sabores oferecidos.

Não confundir, obviamente, dar coisas para os clientes com bom atendimento. Isso não é surpreender. Surpreender é fazer o inesperado. Lembrar do aniversário do cliente e mandar um mailing artificial por e-mail não é surpreender, todos as empresas fazem isso. Mandar um conjunto de itens relacionados a ultima compra, não é surpreender. Você chamar o cliente pelo nome é surpreender. Você reparar nas escolhas e personalizar o atendimento, isso é surpreendente. Imagina o que é chegar em um restaurante, sentar e o garçom perguntar: Sr. Fulano, hoje temos uma massa maravilhosa. Em sua última visita o Sr. experimentou uma de nossas massas, por isso mencionei.

Você se surpreenderia com isso?

E você, o que acha do atendimento dado em Itaperuna?

 

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