VOCÊ CONHECE?

Trabalho hoje em uma empresa de varejo. Já trabalhei em setor financeiro, de serviços e já havia trabalhado com varejo anteriormente, agora estou voltando. Mas vez por outra sempre nos deparamos com alguns termos comuns do varejo, por exemplo:

Você já ouviu falar de CMV? Ou de Markup ? Já ouvi falar sobre Margem Bruta? Same Store Sales? All Store Sales?

São termos comuns ao varejo, mas você sabe o que significa?

Bom, CMV nada mais é do que o Custo da Mercadoria Vendida. Ou seja, o custo real da mercadoria, mas porque saber isso? Bom isso é importantíssimo, pois com é possível acompanhar o quanto o custo do produto subiu durante os anos e saber se o valor da venda acompanhou o mesmo padrão. Muitas vezes o custo do produto é corrigido(provavelmente pelos custos atrelados a produção(salário), da matéria prima(que pode ser importada e estar sofrendo com as variações do dólar), além de outros fatores. A questão é, sabendo que o custo está subindo só há duas saídas. Ou repassa para o cliente final(podendo perder clientes pelo aumento do preço), ou aceita ter uma Margem Menor.

E é aí que entra outro indicador essencial, a Margem Bruta. Essa já exclui da receita líquida outras coisas além de somente o custo do produto. Por exemplo os custos para manter seu produto na loja, frete, armazenamento. Já vi calcularem a Margem Bruta de muitas maneiras diferentes em diversas empresas, mas basicamente as margens vão englobando mais custos até chegar ao lucro. Exemplo:

Receita Bruta – Impostos = Receita Líquida

Receita Líquida – Custo da Mercadoria Vendida – Frete – Armazenamento = Margem Bruta

Margem Bruta – Custos Administrativos(aluguel, luz, salários…) = Margem Líquida

E por aí vai.

Markup é um indicador até simples(a priori), porém de extrema importância, e que ajuda a definir um pouco até a posição da Marca, seu nicho de atuação. Trata-se de o Valor da Venda do Produto / Pelo CMV. Por exemplo, se o produto foi vendido por 100,00 e o custo é 20,00 logo, o MKUP é 5.

Same Store Sales(SSS), nada mais é que um enquadramento para comparabilidade. O que isso significa, se você tinha 10 estabelecimentos ano 2014 e abriu 5, agora em 2016 terá 15. Porém, para efeito de comparabilidade, é necessário comparar somente as que já existiam. Daí o comparativo de Venda de Mesmas Lojas(SSS).

All Stores Sales, no entanto abrange todas as lojas da empresa.

Esses conceitos, para quem tem um comércio varejista ou que venda algum produto, tem que estar arraigado, tem que fazer parte do vocabulário diário.

Bom espero ter contribuído um pouco, e até a próxima.

Abraço!

 

 

 

 

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